Thiago Souto

Mikrokosmos (Independente)

 

Quer pedir um café? Suco?

Café… Puro, por favor.

(Ao garçom) João, dois cafés, por favor. Obrigada. (ao Thiago) Vou te fazer algumas perguntas desnecessárias, tudo bem?

Quanto mais desnecessárias, melhor.

E raspa o tacho! Que diabos aconteceu com você para fazer quadrinhos, rapaz? 

Acho que fazer quadrinhos é um trampo solitário… e eu adoro isso. Sempre curti trampar sozinho. Você passa um tempo admirando as próprias ideias (ou pelo menos acha que são suas)… desenhando, como se fossem coisas importantes… Não lembro quem disse: “Pra mim o desenho é um lugar… pra você passar um tempo com você mesmo”…

Não sei dizer também, mas é bonito pra caralho.

Com certeza piorei a citação. Enfim, eu nunca… (o café é servido) Obrigado.

Obrigada. (assoprando o café fumegante)

Eu nunca me senti totalmente a vontade com essa coisa de trabalho em equipe, saca? Não é que eu não goste de pessoas, – bom, talvez não da maioria.

Entendo perfeitamente. (sorrindo)

Mas criar mundos, situações, essas relações complexas, isso fica na tua cabeça, é muito pessoal.. (bebendo café) Daí cê quer colocar tudo pra fora do teu jeito. Não sou capaz de dividir o processo…
Mals.. me desviei… qual era a pergunta mesmo?

Não, tudo bem. Vou ficar com essa. Isso aqui é tipo aqueles testes psicológicos onde a primeira resposta é a que vale, sem chance de voltar atrás. (rindo com sarcasmo) O que mais te deixa excitado em uma narrativa gráfica? Física ou mentalmente, tanto faz. Fique à vontade.

Quando você lê algo que consegue ser profundo, verdadeiro, emocionante, sem apelar pra clichés e sem tentar cobrir buracos com aquele rebuscamento forçado.

E o que é mais broxante?

É isso, quando tentam te enganar com soluções que são só pretensiosas, sem qualquer profundidade… que não te provocam…

Você gosta de ser provocado?

Pode apostar. (escolhe seu melhor olhar e se esparrama despretensiosamente na cadeira)

Não sei o que você está pensando, mas nem comece. Meu amigo, uma vez o Rafa foi categórico, como ele sempre é, e disse que os quadrinhos NÃO são o primo pobre do cinema. Acredito que você compactue da mesma ideia. Mas diga aí um quadrinho que seria legal ver nas telonas. Vamos fazer nossos amiguinhos ganhar uma grana com a cessão de direitos autorias ou morrer tentando. (bebendo café)

Concordo com o Rafa, sim. Quadrinho é quadrinho. Cinema é cinema. Enfim, porra.. difícil… hmmm… Black Hole, do Charles Burns.

Boa! Uma quadrinista foda e porquê?

Ellen Forney. Li uma HQ dela chamada Parafusos, em que ela lida com a bipolaridade recém descoberta. Ela é daquelas autoras que narram as próprias experiências com uma naturalidade brutal…

Sim! Ela é carga pesada!! Não sei se você leu o quadrinho Gosto do Cloro do Bastien Vivès…. Um casal de personagens está nadando na piscina. Tem uma cena onde ela diz algo debaixo d´água e ficamos sem saber o que ela disse. Aquilo me pegou de jeito. Existe alguma cena nos quadrinhos que vale a pena comentar aqui?

Esse quadrinho é foda.. Hmmm… Difícil hein… hummmmm… tem uma cena no “Umbigo sem Fundo” do Dash Shaw. A Kat (acho que é Kat) tira a roupa antes de se deitar com o garoto sapo (não lembro o nome dele). A cena tem, sei lá, 3 ou 4 páginas, uns 12 quadros cada. É como se você estivesse no lugar do adolescente apaixonado que observa e grava cada detalhe… então ela acaba de se despir e diz casualmente alguma coisa do tipo: curto dormir pelada… e você?

Nossa, você me pegou de surpresa… Tem uma que me esmaga por dentro. Os velhos ninjas contratados para matar Itto Ogami, entrando no mar, de mãos dadas. E não vou dizer mais nada sobre isso. Hora de fazer uma pergunta indecente. Posso? Não é algo que eu queira perguntar, mas preciso seguir um roteiro. Se você fosse um personagem masculino ou feminino dos quadrinhos, quem seria? Desculpa.

Pô, isso não foi nada indecente.

Ah, sei lá. Se me fizessem vir aqui só para responder essa pergunta, eu chutaria a canela dele ou dela. (sorrindo, irônica)

Mas deixa eu ver… Nausicaa, do Hayao Miyazaki. Ela é corajosa e inteligente sem ser pedante. Meio bobo, né?… mas eu amo a pureza das personagens do Miyazaki.

Ahhh, você acaba de pegar no meu ponto fraco. Eu amo Miyazaki. Tudo o que ele faz. Menos aquele do aviador, vai? Aquele não me desceu nadinha. Bem, imagine que você está na pele da Nausicaa e seu futuro, por algum motivo, parece desesperador. O que você gostaria de fazer exatamente agora? (matando o café)

Cataria aquela espécie de planador que ela usa e cairia pra dentro do problema. Yupiiii! hahahaha (gesto descontrolado com os braços. Deisy se racha de rir)… Ai que vergonha… Aqui vende cerveja?

Hahahah, vende. Tem uma “ó-te-ma”! Momento merchandising, plís. (fazendo voz de locutora de telesex)  Laguna Del´ Oro da Juan Caloto, cerveja forte, dourada, encorpada e com notas de frutas amarelas e…  (ao garçom que se encontra distante ao fundo do bar) João! Traz aquela? (desenhando uma cerveja no ar. João acena positivamente) Valeu! (ao Thiago) Thiagão, última pergunta e prometo não te aporrinhar mais. Ao menos, não por enquanto. (piscadinha) Mas gostaria que você fosse sincero. Como foi para você ser abduzido? 

Ainda não fui.. acho. Pensei que seria hoje.

Por que você achou que seria hoje? É uma coisa programada?

Ah, não.. mas é algo que aguardo ansiosamente…

É mesmo? Interessante… Bem, obrigada pela entrevista, Thiagão. 

O garçom serve a cerveja estupidamente gelada. Conversam sobre o Labirinto que Thiago está finalizando, projetos futuros. Aprofundam-se no assunto sobre a cessão de direitos autorais para o cinema e a retração da Condecine com a possível saída das teleoperadoras e outros assuntos diversos que sempre atravessam a mesa do bar. Deisy paga a conta em nome da editora. Despedem-se gentilmente. E o surpreendente acontece. Thiago não deu três passos, um feixe de luz incinde sobre ele, tragando-o para o alto, sumindo em meio as nuvens negras

thiago-souto

.

Um comentário sobre “Thiago Souto

Deixe um comentário

